Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
POLITICA DE NUTRICAO []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 1   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 1
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:52 - (231)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Parte 1: Planificando um nuevo decenio^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Plan Decenal de Salud Para las Américas: informe final de la III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, ene. 1973. p.3-26.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, 3, Santiago, 2-9 oct. 1972.
Resumo:Aponta o reconhecimento da saúde como direito universal e como componente do desenvolvimento. Discorre sobre a nova nomenclatura operacional para os problemas de saúde, na qual se distinguem, por um lado, os serviços para a saúde das pessoas e por outro, o desenvolvimento da infra-estrutura. Indica a emergência de uma concepção ecológica da saúde e cita os avanços nessa área. Informa sobre índices relativos à saúde materno-infantil, na década de 1960, e recomenda a implantação, na região, de políticas econômico-sociais e programas específicos da área. Destaca os problemas de produção e distribuição de alimentos às populações, as zoonoses e a inter-relação entre nutrição e estados infecciosos; afirma o apoio da OPAS, FAO e UNICEF e conclama a participação de organismos internacionais como o BID no desenvolvimento de políticas intersetoriais de alimentação e nutrição, que considera prioridade dos governos. Recomenda a participação das comunidades na realização de programas de saúde. Assinala os recursos humanos como o principal componente da atenção médica integral, enfatizando: os avanços na formação médica; a demanda por médicos generalistas; a má distribuição desses profissionais entre o meio urbano e o rural e entre as diversas especialidades; o déficit de enfermeiras; o necessário planejamento, de natureza interministerial, na formação e emprego de pessoal de saúde; a reforma do ensino nesse campo promovida pela OPAS e OMS para estimular a formação de técnicos e auxiliares; o valor da participação dos estudantes em serviços de saúde; o êxodo de profissionais de saúde para outros países do continente; e a importância da pesquisa para a área. Reitera o planejamento da saúde como parte integrante do planos de desenvolvimento econômico-social e, portanto, específico para cada país. Recomenda a racionalização dos investimentos no setor, por meio da prioridade à prevenção, da ênfase no que afeta a um maior número de pessoas, da ação de auxiliares com a supervisã...(AU)^ipt.
Descritores:PRIORIDADES EM SAUDE
SAUDE MATERNO-INFANTIL
POLITICA DE NUTRICAO
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
OCUPACOES EM SAUDE/educ
ADMINISTRACAO E PLANEJAMENTO EM SAUDE
COBERTURA DE SERVICOS PUBLICOS DE SAÚDE
PLANOS E PROGRAMAS DE SAUDE
COOPERACAO INTERNACIONAL
Atos Internacionais
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/34900.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01 - 002



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3